CAVACO SILVA NA RETA FINAL DA VISITA À CHINA

CHINAO Presidente da República, Cavaco Silva, considera a China uma economia de sucesso e um país de interesse estratégico para as empresas portuguesas, revelando potencial de cooperação enorme.
Motivos para o chefe de estado desejar que a sua visita contribuísse para o reforço do relacionamento económico e empresarial entre os dois países.
O Presidente português termina no domingo em Macau a visita oficial duma semana à China, país que apesar do recente abrandamento, mostra uma economia a crescer acima dos 7% e se continuar neste ritmo, dentro de uma década poderá ter o maior PIB mundial, ultrapassando o dos Estados Unidos da América.
Cavaco Silva já realçou que Portugal em segmentos de mercado específicos, situa-se hoje numa posição de vanguarda a nível mundial e está determinado a proporcionar a quem investe um ambiente empresarial estável e atrativo.
Num seminário incluído no programa desta visita, o vice-presidente da China Three Gorges, empresa que se tornou o maior acionista da EDP em 2012, depois de ter pago ao Estado português 2,7 mil milhões de euros por 21,35% do capital da elétrica portuguesa, descreveu Portugal como “país ideal para investimento” realçando nomeadamente a sua estabilidade politica, ricos recursos humanos e primado da lei.
A visita de Cavaco Silva à China, iniciada na segunda-feira em Xangai, é a primeira de um chefe de Estado português desde 2005.