LISTA FINAL DAS TARIFAS DE RETALIAÇÃO CANADIANA ENTRA EM VIGOR DE 1 DE JULHO

Imagem: cp
Imagem: cp

A ministra das Relações Exteriores, Chrystia Freeland, divulgou hoje a lista final das tarifas retaliatórias, que devem entrar em vigor no domingo, às taxas sobre o aço e alumínio anunciadas no mês passado pelo governo de Trump.

Freeland indicou que a lista de produtos americanos visados pelas tarifas de retaliação teve por base consultas com canadianos e indústrias nas últimas semanas.

A lista, que vale 16,6 mil milhões de dólares, aplica-se a produtos desde uísque, máquinas de lavar, aço e alumínio, sumo de laranja, pizza congelada, cerveja, produtos de manicure, barcos, ketchup, café, manteigas e geleias.

O inventário com 140 itens pode ser consultado no site do governo canadiano.

O ministro da Inovação, Navdeep Bains, também anunciou um pacote de ajuda no valor de 2 mil milhões de dólares para as indústrias de aço e alumínio.

O ministro do Emprego, Patty Hajdu, também anunciou mudanças temporárias nas regras de seguro de emprego para permitir que trabalhadores nas indústrias cujas horas são cortadas devido aos efeitos das tarifas continuem a qualificar-se para o serviço.

Também indicou que o governo está aberto a considerar mais ações de apoio, se necessário.

Trump já alertou que as tarifas de retaliação do Canadá podem levar a uma nova rodada de tarifas sobre peças de automóveis.