
BENTO’S AUTO & TIRE CENTRE PROMOVE EVENTO INFORMATIVO
O próximo 28 de abril é Dia Nacional do Luto em homenagem a todos os trabalhadores que perderam as suas vidas, sofreram ferimentos ou doenças no ambiente de trabalho. Estatísticas mais recentes da Association of Worker’s Compensation Boards of Canada indicam aproximadamente mil mortes por ano nos locais de trabalho em todo o país. Nas oficinas de automóveis, o risco é grande com a manipulação de produtos químicos e equipamentos. Para ajudar empresários e trabalhadores em Toronto a tomar os cuidados preventivos necessários, Bento São José, um dos principais empreendedores deste setor na comunidade luso-canadiana promoveu um workshop sobre segurança no trabalho.
Aproximadamente 40 profissionais de várias oficinas vizinhas ao Bentos Auto & Tire Centre, na Dundas Street West, em Toronto, participaram do workshop. O treino incluiu uma palestra explicativa com o professor universitário Jack Lettman, presidente da Safecom Workplace, que destacou que num local com tantos riscos como uma oficina de automóveis, não se pode deduzir que os trabalhadores estão preparados para prevenir acidentes com produtos químicos ou equipamentos.
“Nós somos responsáveis pelos trabalhadores,” referiu e acrescentou “portanto tenham sempre uma coisa em mente: se alguma coisa dá errado e um trabalhador se fere, o rosto dele é atingido por produtos químicos e o trabalhador não sabia que deveria proteger-se com uma máscára, ou mesmo usar luvas, o empregador não pode simplesmente dizer que o seu funcionário deveria saber disso. Isto é suposição. Não há expectativa de que um trabalhador saiba disso. Não podemos nos apegar ao senso comum neste caso!” explicou o professor.
Durante a palestra, os participantes puderam tirar as suas dúvidas e ainda fizeram testes escritos. Bento São José referiu que o interesse dos empresários vizinhos foi grande. “São muitas companhias que estão aqui connosco e, não vieram mais porque eu não tinha condições de ter mais gente aqui. A não ser que eu faça algumas alterações no meu showroom, o que talvez tenha que fazer num futuro próximo, para que realmente todas as pessoas possam vir e possam ser alertadas dos perigos que existem em tudo em que tocam ou manipulam numa oficina. Eu não quero este conhecimento só pra mim. Quero o bem de todos os meus colegas, de todos os outros donos das outras oficinas, bem como dos empregados para que possam trabalhar livres de qualquer acidente .”
No final do evento, o empresário luso-canadiano salientou a importância deste tipo de formação para evitar acidentes com os empregados e também prejuízos para as empresas. “Hoje mais do que nunca é necessário que todos nós estejamos alerta para evitar as doenças e acidentes. É necessário que todos compreendam e aprendam como trabalhar de forma segura para que os custos e as compensações não estejam em cima dos patrões por falta de orientação aos empregados.