REDE DE BIBLIOTECAS TEM NOVA COORDENADORA

livrosMaria Manuela Santos Silva vai ser a nova coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares que inclui mais de 2.400 escolas, sucedendo no cargo a Teresa Calçada que se reformou.
Maria Manuela Pargana Santos Silva é licenciada em História, trabalha na Rede de Bibliotecas Escolares desde 1998, dois anos depois da fundação do organismo, e tem experiência como formadora na área da leitura, da literacia para a informação e na organização de bibliotecas em escolas.
O programa RBE foi lançado em 1996 com o objetivo de criar bibliotecas ou serviços associados nas escolas a partir do pré-escolar, para a promoção da leitura e da literacia entre as crianças e jovens, sendo os distritos que apresentam o maior número de bibliotecas escolares, Lisboa (400), Porto (363) e Setúbal (227).
Na distribuição por regiões, o Norte regista a maior presença de bibliotecas escolares, com 836, seguida da região Centro, com 619 e no ensino público, a esmagadora maioria das bibliotecas , 1.896 , está instalada em escolas do ensino básico.
Esta Rede de Bibliotecas Escolares contou em 2013 com um orçamento de 625.000 euros, o valor mais baixo desde a criação do projeto.