APOIO PARA A MEDIA MULTICULTURAL

Imagem: Governo de Ontário
Imagem: Governo de Ontário

Governo Liberal anuncia investimento no jornalismo étnico.

O governo Liberal demonstrou o seu apoio à diversidade com o anúncio do novo Ontário Cultural Media Fund.

A Premier Kathleen Wynne, juntamente com o ministro Charles Sousa e outros deputados, reuniram-se no Oasis Convention Centre quarta-feira dia 4 de abril com representantes da comunicação social multicultural.

Wynne sublinhou a importância de manter a ligação com os membros das comunidades nas suas línguas de origem.

“Nós sabemos o quão importante é o trabalho que vocês fazem,” disse a Premier dirigindo-se às diferentes empresas de jornalismo multicultural. “Vocês ajudam literalmente a traduzir e analisar o que se passa no governo, o que se passa na comunidade e ajudam a manter um ligação forte com os seus leitores, telespectadores e ouvintes.”

O fundo inclui um investimento de dois milhões anuais, durante três anos para providenciar apoio para o jornalismo multicultural. O montante será canalizado para o desenvolvimento da produção e distribuição de notícias locais, bem como para a recolha de informação estatística que ajude as companhias a candidatar-se para publicidade do governo provincial.

“Queremos ter a certeza de que todos têm equidade no acesso a isto,” disse a Premier. “Este Ontario Cultural Media Fund será uma resposta direta aos pedidos que temos ouvido da vossa parte ao longo dos últimos anos, à medida que a industria jornalística tem enfrentado mais desafios,” acrescentou.

O ministério do turismo, cultura e desporto irá ser o responsável por definir os parâmetros deste fundo, a partir de setembro deste ano.

É necessário financiar a media multicultural para estar atualizado sobre a atualidade local, segundo a deputada Cristina Martins. O que encoraja os constituintes do bairro multicultural de Davenport também a fazer.

“Quando há um anúncio a ser feito a nível do governo, tento sempre traduzir, no meu escritório, ou então que o governo faça,” disse Martins. “Só informando as comunidades nas várias línguas étnicas é que vamos fazer com que essas comunidades estejam bem informadas,” salientou.

O evento teve um período para perguntas relacionadas com o orçamento provincial deste ano, apresentado no mês passado. Um dos temas de destaque foi como irá a província liquidar a despesa que se prevês de 325 mil milhões de dólares, este ano.

O ministro das finanças salientou que Ontário tem um grande potencial para o investimento e que isso irá equilibrar as contas.

“Ontário é a jurisdição mais atrativa para investimento do mundo todo. Estamos no topo no que toca ao investimento direto estrangeiro nos últimos quatro ou cinco anos,” disse o ministro.

Com a eleição provincial a aproximar-se, o líder Conservativo Doug Ford acusou que o orçamento é uma estratégia de comprar votos.

Mas Charles Sousa assegura que todos estes investimentos procuram um melhoramento da vida dos cidadãos de Ontário, muito além do dia 7 de junho.

“Os programas e as decisões que estou a fazer ao longo tempo, não são só para hoje,” disse Sousa. “Já fiz seis [orçamentos] e é sempre para avançar no futuro.”

De acordo com Wynne, um maior distanciamento entre os partidos da província irá verificar-se nas próximas semanas. E a Premier clarificou que lado vai defender.

“Esta eleição vai se resumir a uma discussão entre cuidar ou cortar, e … sempre vou cair para o lado do carinho.”

Jennifer Ferreira