DIRETOR ELEITORAL DEFENDE VOTO AOS 16 ANOS

Imagem: Elections Canada
Imagem: Elections Canada

Stéphane Perrault, diretor eleitoral do Canadá disse que o Parlamento poderá reduzir a idade de voto para os 16 anos, a fim de impulsionar a participação de toda a população canadiana no processo democrático.

Perrault considera que mudar a idade mínima legal para votar é uma “política fundamental” que só o Parlamento pode implementar, mas segundo a sua opinião, “vale a pena considerar”.

Segundo o diretor, aos 16 anos os jovens ainda se encontram em ambiente escolar, um lugar onde podem ser alcançados.

“Sabemos que os canadianos que votarem no início da sua vida continuarão a votar, e aqueles que não votarem nas primeiras eleições tenderão a não votar mais tarde. Portanto, há um benefício real em garantir que os canadianos votem cedo”, assumiu Perrault.

Outros países, como a Escócia e a Áustria, já diminuíram a idade mínima de voto para os 16. British Columbia está a ponderar esta questão a nível provincial.

Perrault disse que a questão não foi amplamente debatida no Parlamento. Enquanto a idade dos 18 anos é amplamente considerada a “maioridade” no Canadá, os canadianos recebem outros direitos aos 16 anos, como o de conduzir um veículo.