
De 25 a 27 de fevereiro, realizou-se o RC Show, no Enercare Centre, em Toronto. No evento, profissionais nas áreas de gastronomia, hotelaria e restauração tiveram a oportunidade de demonstrar os seus produtos e equipamentos ao público durante três dias, conseguindo assim atingir novos mercados profissionais e adquirir novos clientes. O evento contou coma presença de estabelecimentos e gastronomias dos quatro cantos do planeta, Portugal não foi exceção, sendo representado pela Gresilva – Metalúrgica Industrial e Electrodomésticos, Lda. e os seus gestores-executivos Cristina Silva Rodrigues e João Teixeira Rodrigues.
A Gresilva foi uma empresa criada no início dos anos 80 por Amândio Machado da Silva, que depois de analisar as condições e performance de vários restaurantes, decidiu avançar para a criação de um modelo de grelha de churrasco mais eficiente, limpa e atractiva. Amândio consegui-o através do modelo inovador de uma grelha elétrica vertical, com o qual venceu a medalha de ouro na Exibição Internacional de Inventores de 1981, na Alemanha. A empresa foi crescendo e agora está representada em vários mercados do mundo para além do português, tal como o brasileiro, francês, espanhol e, claro, o canadiano.
Também esteve presente no evento, a empresa Faema, muito conhecida na comunidade luso-canadiana em Ontário. O empresário Mike Dedonato revelou que participa no RC Show, em Toronto, há 15 anos. Especialista no fabrico de máquinas de café expresso, de máquinas de produção de macarrão, grelhas e máquinas de sorvete, a Faema foi fundada em 1968, em Montreal. Começou por importar maquinas de Itália e depois, sob liderança do empresário italiano Graziano Angeli, mostrou aos canadianos o verdadeiro sabor do café.
Para além da exposição com pavilhões temáticos, o RC Show contou com várias conferências e entrevistas com famosos do mundo da gastronomia e hotelaria.