COIMBRA CRIA PROPINAS DE 7 MIL EUROS PARA ESTRANGEIROS

Universidade de Coimbra

Universidade de CoimbraO Conselho Geral da Universidade de Coimbra aprovou na segunda-feira a proposta de fixação da propina para estudante internacional no valor de 7 mil euros para a ingressão em licenciatura, mestrado integrado e mestrado de continuidade.
O valor foi estabelecido em função do custo de formação de um estudante, não sendo uma medida concorrente com programas de mobilidade, europeus ou internacionais e a medida vem no seguimento da aprovação, por parte do Governo, do Estatuto do Estudante Internacional, o que permite além de captar alunos internacionais, cobrar-lhes propinas mais elevadas a partir do próximo ano letivo.
A medida insere-se na política de internacionalização da Universidade de Coimbra, que neste momento acolhe cerca de quatro mil estudantes internacionais. Agora a intenção é aumentar o número de alunos, por exemplo, chineses das centenas para os milhares.
O diploma produz efeitos a partir do próximo ano letivo, altura em que as instituições poderão realizar um concurso especial de acesso e ingresso ao qual podem concorrer todos os alunos que não têm nacionalidade portuguesa.