
Os representantes da indústria de caranguejo da neve de Nova Brunswick dizem que estão satisfeitos com as novas medidas para o setor anunciadas pelo ministro federal das Pescas e Oceanos. Dominic LeBlanc introduziu mudanças na pescaria no sul do Golfo de São Lourenço, em Moncton, na terça-feira. O objetivo é ajudar a proteger as baleias do Atlântico Norte.
Os pescadores passam agora a ser obrigados a reduzir a quantidade de corda flutuando na água e a utilizar cordas codificadas por cores específicas para cada área de pesca. Identificar boias deve ser marcado com um número sequencial e há relatórios obrigatórios de todas as partes envolvidas.
As pessoas que trabalham na indústria do caranguejo de neve dizem que trabalharam em estreita colaboração com o governo federal nas novas medidas.
Jean Lanteigne é o gerente geral da Professional Acadian Fishermen em Shippigan. Ele diz que está de acordo com as mudanças mas defende que o sector precisa de tempo para se adaptar.
Martin Mallet, diretor executivo da Maritime Fishermen’s Union, diz que a indústria está aberta a mudanças desde que tenha tempo suficiente para implantar as novas medidas.
A temporada de captura do caranguejo de neve começa em abril mas está sempre sujeita às condições climáticas.