
As comemorações do 25 de Abril de 1974 regressam ao arquipélago que desde 2006 não assinalava a revolução na Madeira e voltam este ano à Assembleia Legislativa desta região autónoma, onde terão como conferencista o professor da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho Marques.
Viriato Soromenho Marques será o orador convidado para proferir a conferência inserida no programa da sessão solene do 25 de Abril na Assembleia Legislativa da Madeira, anunciou hoje o presidente do parlamento regional.
Esta foi uma das decisões apresentadas na sequência reunião da conferência de líderes do parlamento madeirense, tendo sido anunciado que o programa inclui ainda uma intervenção do presidente da Assembleia Legislativa desta Região Autónoma, Miguel Mendonça.
Desde 2006 que a maioria do PSD/Madeira tem recusado assinalar de forma solene o 25 de Abril, uma atitude criticada por todos os partidos da oposição. Mas, este ano, a bancada social-democrata, presidida por Jaime Ramos, solicitou à mesa do parlamento que elaborasse um programa comemorativo dos 40 anos da Revolução.
Nesta mesma reunião dos líderes parlamentares da Assembleia Legislativa da Madeira ficou acertado que o Dia da Região, que se comemora a 01 de julho, terá lugar no concelho do Porto Moniz, sendo o orador convidado o reitor da Universidade da Madeira, José do Carmo.