MACAU CANALIZA 1,5 ME PARA OBRAS EM INSTALAÇÕES DANIFICADAS POR TUFÃO HATO

LusaMacau, China, 27 dez (Lusa) – O Governo de Macau vai canalizar 14,36 milhões de patacas (1,5 milhões de euros) para obras de manutenção e reparação emergentes das instalações danificadas pelo tufão Hato, indica um despacho do chefe do Executivo publicado hoje.

A verba para as obras, cuja execução foi adjudicada à empresa de construção civil Lei Ka Chi, encontra-se dividida em duas tranches (uma referente ao corrente ano e outra ao próximo), segundo o mesmo despacho publicado em Boletim Oficial.

Não são facultados pormenores sobre o tipo de instalações danificadas que vão ser alvo de obras de manutenção e reparação com o anunciado montante.

O Hato, que atingiu Macau em 23 de agosto, foi o pior tufão em mais de meio século no antigo enclave português que, embora habituado às intempéries da época de verão, foi surpreendido pelo registo de dez vítimas mortais e mais de 240 feridos.

A tempestade obrigou ao fecho de fronteiras, provocou inundações, deixando 29% da área total da cidade inundada, bem como cortes no fornecimento de água e de eletricidade e avultados prejuízos.

Tantos que, pela primeira vez desde a transferência do exercício de soberania de Macau de Portugal para a China, em 1999, a guarnição na cidade do Exército de Libertação do Povo Chinês foi destacada, saindo à rua para ajudar na resposta à calamidade.

DM // EJ

Lusa/Fim