DÍVIDA DE MOÇAMBIQUE CONTINUA INSUSTENTÁVEL APESAR DE PROGRESSOS – BANCO MUNDIAL

LusaMaputo, 02 ago (Lusa) – O Banco Mundial alerta que o peso da dívida pública em Moçambique “continua a ser insustentável” e considera que o ajustamento orçamental “tem sido limitado”, defendendo que reestruturar a dívida é fundamental para restabelecer a estabilidade financeira.

“Apesar de terem sido feitos alguns progressos, a posição orçamental de Moçambique continua a ser insustentável e o ajustamento orçamental, de uma forma geral, tem sido limitado”, escreve o Banco Mundial no último ‘Mozambique Economic Update’.

“Sem progressos no processo de reestruturação da dívida, a dívida continua insustentável”, dizem os peritos, alertando que avançar “com as negociações sobre o processo de reestruturação da dívida é crítico para restabelecer a estabilidade orçamental e parar a acumulação de atrasos nos pagamentos aos fornecedores e credores”.