
Uma proposta federal para que os credores assumam o maior risco de potenciais inadimplências hipotecárias poderá prejudicar os empréstimos ou intensificar uma queda nos preços das casas, de acordo com documentos internos do Departamento de Finanças.
Os defensores do compartilhamento de risco do credor dizem que isso incentivaria os bancos a serem mais cautelosos no empréstimo a mutuários de alto risco, atenuando assim o impacto de uma correção nos preços dos imóveis.
Mas um relatório preliminar, obtido pela Canadian Press através de um pedido de acesso à informação, diz que expor as instituições financeiras a uma parcela das perdas por incumprimento de hipotecas poderia realmente tornar o mercado imobiliário menos estável no caso de uma desaceleração.
A rápida escalada dos preços das casas nas áreas de Toronto e Vancouver levou a que alguns canadianos assumissem montantes recorde de dívida em relação aos seus rendimentos, suscitando preocupações com o crescente risco no mercado imobiliário.
O Fundo Monetário Internacional e a OCDE pediram a Otava para minimizar os custos potenciais para os contribuintes em caso de queda no mercado imobiliário.
Fonte: Canadian Press