NÚMERO DE DELITOS DE MARIJUANA RELATADOS PELA POLÍCIA CAI EM 2016

(AP / Mel Evans)
(AP / Mel Evans)
(AP / Mel Evans)
(AP / Mel Evans)

O número de delitos relacionados à cannabis reportados à polícia baixou no ano passado, pela quinta vez consecutiva.

A Estatística Canadá diz que houve cerca de 55 mil delitos relacionados com a marijuana reportados à polícia em 2016, menos seis mil do que o relatado no ano anterior, apesar do facto de que, em geral, a percentagem de canadianos que consumiram a droga aumentou ao longo do tempo.

A agência refere que o número de pessoas acusadas da posse de marijuana, que o governo liberal introduziu legislação para legalizar, também caiu para 17 733 no ano passado, o que é cerca de 3600 menos do que em 2015.

Enquanto isso, a taxa de criminalidade nacional não sofreu alterações em 2016, mas a gravidade dos crimes aumentou ligeiramente.

A agência explica que o aumento de um por cento no seu índice de gravidade do crime foi em grande parte impulsionado por um aumento contínuo da taxa de fraude relatada à polícia, mas também houve aumentos na taxa de alguns crimes violentos, incluindo violações sexuais contra crianças.

A Estatística Canada acrescenta que houve cerca de 1,9 milhões de incidentes no Código Penal – excluindo as infrações de trânsito – relatados pela polícia em 2016, cerca de 27 700 mais do que em 2015.

Fonte: Canadian Press