ONTÁRIO PODE VIR A EXIGIR A DIVULGAÇÃO DE PAGAMENTOS FARMACÊUTICOS FEITOS AOS MÉDICOS

THE CANADIAN PRESS/Graeme Roy
THE CANADIAN PRESS/Graeme Roy
THE CANADIAN PRESS/Graeme Roy
THE CANADIAN PRESS/Graeme Roy

O Ontário está a considerar exigir que qualquer pagamento que as empresas privadas de medicamentos façam aos médicos sejam divulgados publicamente.

A província deu início a consultas com grupos de pacientes, prestadores de cuidados de saúde e indústrias de produtos farmacêuticos e médicos sobre os regulamentos que regem tais pagamentos.

Os pacientes nos Estados Unidos, Austrália e alguns países europeus já podem entrar online para ver quanto dinheiro os seus profissionais de saúde receberam de empresas farmacêuticas.

Dez grandes empresas farmacêuticas divulgaram dados no mês passado mostrando que pagaram quase 50 milhões de dólares aos profissionais e organizações canadianas de saúde no ano passado.

Os pagamentos de empresas farmacêuticas a prestadores de cuidados de saúde podem suscitar preocupações sobre conflitos de interesse na prescrição de receitas médicas e promoção de certos medicamentos.

Já existem algumas restrições no Ontário sobre os tipos de benefícios que podem ser recebidos, mas a divulgação nem sempre é necessária.

Fonte: Canadian Press