JOHN HORGAN EXPANDE O ESTADO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

THE CANADIAN PRESS/Jonathan Hayward
THE CANADIAN PRESS/Jonathan Hayward
THE CANADIAN PRESS/Jonathan Hayward
THE CANADIAN PRESS/Jonathan Hayward

O novo governo da Colúmbia Britânica está a prolongar o estado de emergência por mais duas semanas, à medida em que os incêndios florestais continuam a varrer o interior da província.

O primeiro-ministro John Horgan diz que é necessário apoio adicional para as comunidades afetadas e para aqueles que estão a combater os incêndios.

O estado atual de emergência expira na sexta-feira, com Horgan a afirmar que lamenta ter que estendê-lo.

Ele explica que a extensão significa que as pessoas que são mantidas fora de suas casas por mais de 14 dias receberão um segundo pagamento de 600 dólares, que será pago com um fundo de 100 milhões de dólares, anunciado anteriormente, administrado pela Cruz Vermelha Canadiana.

Horgan sublinha que esta é uma situação sem precedentes e, tradicionalmente, quando uma emergência é declarada, as pessoas costumam regressar em pouco tempo às suas casas, mas ele observa que algumas pessoas ainda estão fora de suas casas devido às inundações ocorridas na primavera e também elas serão compensadas com o financiamento.

Ainda segundo ele, dois dos seus ministros copresidirão a uma equipa de trabalho ministerial para garantir que a transição entre os governos para a resposta de emergência seja tão tranquila quanto possível.

Fonte: Canadian Press