

(GETTY IMAGES/Michael Regan)
A Comissão de Desenvolvimento Económico de Toronto vai discutir uma possível candidatura olímpica para 2024, na sua reunião de segunda-feira, depois das candidaturas frustradas para os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 e 2008.
Segundo um relatório da Ernst & Young, sediar os Jogos de Verão poderá ter um custo de $6,9 mil milhões. Se Toronto pretende efetivamente candidatar-se aos jogos de 2024, os funcionários municipais têm que informar o COI até ao outono de 2014. O processo de candidatura formal começa em 2015.
Enquanto que as Olimpíadas despertariam uma enorme atenção internacional sobre Toronto, um relatório elaborado pela Ernst & Young, para a Comissão, adverte que os Jogos podem vir com um grande custo.
O relatório argumenta que não só haveria um “boom” de negócios em Toronto, com novos empregos e investimento, como também aumentaria o turismo e traria um maior foco sobre o setor cultural.
A próxima etapa da consultoria, por si só, poderá custar $1 milhão, avisa a Ernst & Young, e se a cidade decidir avançar, uma candidatura formal poderá elevar a fasquia para um valor de $50 a $60 milhões.
Ainda segundo o relatório, trazer os Jogos para Toronto poderá significar uma fatura entre $3.3 e $6.9 mil milhões. Há também várias cidades norte-americanas que estão a ponderar uma candidatura para 2024, incluindo Boston, San Francisco, Los Angeles, Filadélfia e Washington.
A cidade do Rio de Janeiro (Brasil) vai sediar os jogos em 2016. A Comissão vai também considerar uma candidatura para a 2025 World Expo.