OTAVA REVELA PLANO DE GASTOS EM CORREDORES DE TRANSPORTE DE 2,1 MIL MILHÕES DE DÓLARES

(Adrian Wyld/Canadian Press)
(Adrian Wyld/Canadian Press)
(Adrian Wyld/Canadian Press)
(Adrian Wyld/Canadian Press)

O governo federal anunciou um financiamento de 2,1 mil milhões de dólares destinados a melhorar os corredores de transporte entre o Canadá e os mercados internacionais.

“Os investimentos através da Iniciativa de Corredores de Comércio e Transporte farão uma grande diferença para as empresas canadianas”, disse o ministro dos Transportes, Marc Garneau, em comunicado de imprensa.

Dos 2,1 mil milhões de dólares, dois mil milhões serão gastos como parte do National Trade Corridors Fund ao longo de 11 anos.

Num documento, a Transportes Canadá descreveu o fundo como “um programa baseado em mérito projetado para ajudar proprietários e utilizadores de infraestrutura a investir em ativos críticos que apoiem a atividade económica e o movimento físico de bens e pessoas no Canadá”.

Os projetos elegíveis podem incluir portos, aeroportos, estradas, ferrovias, pontes e cruzamentos nas fronteiras. Os governos provincial, territorial e municipal, os grupos indígenas, as organizações sem fins lucrativos e com fins lucrativos, as empresas da Coroa e as autoridades portuárias e aeroportuárias podem solicitar o financiamento.

Dos dois mil milhões de dólares, cerca de 400 milhões serão dedicados à infraestrutura de transporte no Norte do Canadá.

100 milhões de dólares para veículos autónomos e informações de transporte

O restante do financiamento de 2,1 mil milhões de dólares anunciado na terça-feira será dividido entre duas outras iniciativas.

Um investimento de 50 milhões de dólares, a ser gasto em cinco anos, será usado para atualizar regulamentos e padrões para veículos autónomos, incluindo drones aéreos, carros conectados e veículos automatizados, bem como para estabelecer projetos-piloto para testar essas tecnologias.

Outros 50 milhões de dólares serão alocados para a Transportes Canadá ao longo de 11 anos, para financiar um novo Centro Canadiano de Dados de Transporte que lançará um Sistema de Informações Comerciais e de Transporte.

Fonte: CBC News