SONDAGEM NANOS: 54% DOS CANADIANOS ABERTOS A CONCESSÕES NAS NEGOCIAÇÕES DO NAFTA

(Darryl Dyck / THE CANADIAN PRESS)
(Darryl Dyck / THE CANADIAN PRESS)
(Darryl Dyck / THE CANADIAN PRESS)
(Darryl Dyck / THE CANADIAN PRESS)

Pouco mais de metade dos canadianos estão abertos ou um pouco abertos a que Otava faça concessões para preservar os laços de comércio livre com os EUA e México, de acordo com os dados mais recentes de uma pesquisa da Nanos Research para a CTV News.

Um questionário aleatório por telefone e online, junto de 1000 eleitores elegíveis, perguntou: “Pensando nas próximas renegociações do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, o Canadá deveria estar aberto, um tanto aberto, um tanto fechado ou fechado para fazer concessões de modo a manter um relacionamento comercial aberto com os Estados Unidos e o México? ”

Mais de um em cada dois canadianos disse acreditar que o Canadá deveria estar aberto (12 por cento) ou um pouco aberto (42 por cento) a fazer concessões para preservar o comércio livre trilateral. Quatro em cada 10 acreditam que o Canadá deve estar um pouco fechado (31 por cento) ou fechado (10 por cento) a fazer concessões. Seis por cento não tinham certeza.

O apoio a uma posição de negociação canadiana mais flexível foi considerado mais forte no Ontário, onde 58% dos inquiridos disseram que estão abertos ou estão abertos a concessões. Os participantes do Québec foram considerados mais avessos a cedências com apenas 49 por cento a afirmar que estavam recetivos à ideia.

Os canadianos com mais de 60 anos estavam mais abertos ao compromisso com os parceiros do NAFTA, com 57 por cento a favor. Aqueles com 18 a 29 anos de idade eram menos propensos a favorecer concessões comerciais, com 50 por cento a favor. Os homens e as mulheres eram igualmente a favor da introdução de políticas comerciais para manter o NAFTA vivo, atingindo 53% e 54%, respetivamente.

Metodologia da pesquisa

A Nanos realizou um inquérito telefónico e online junto de 1000 canadianos, com 18 anos de idade ou mais, entre 24 e 27 de junho de 2017, como parte de uma pesquisa geral. A margem de erro para uma pesquisa aleatória de 1000 canadianos é de ± 3.1 pontos percentuais.

Fonte: CTV News