

(THE CANADIAN PRESS / Sean Kilpatrick)
O centro de contra-radicalização do governo federal há muito prometido já abriu, mas a nomeação de um conselheiro especial para moldar uma estratégia nacional pode demorar ainda alguns meses.
O governo diz que o Centro Canadiano de Envolvimento Comunitário e Prevenção da Violência irá proporcionar liderança nacional, coordenação e apoio para que impedir que os jovens caminhem para um lado mais sombrio.
O ministro da Segurança Pública, Ralph Goodale, disse que o novo centro ajudará a sociedade a fazer o possível humanamente para impedir a radicalização da violência antes que aconteça uma tragédia.
O fundo de resiliência da comunidade do centro colocará dinheiro para a programação e pesquisa de intervenção. Os funcionários estão a lançar um convite à apresentação de propostas a partir de 6 de julho, sendo que um número de 10 projetos iniciais já receberam dinheiro.
Nos próximos meses, um conselheiro especial será nomeado para se encontrar com jovens, líderes comunitários e especialistas em todo o Canadá para identificar prioridades e moldar uma estratégia nacional para combater a radicalização da violência.
O orçamento de 2016 disponibilizou 35 milhões de dólares, em cinco anos, e 10 milhões de dólares por ano para evitar que o extremismo se arraigue.
O fundo de resiliência terá 1,4 milhões de dólares disponíveis para projetos em 2018-19. Para 2019-20 e seguintes, terá 7 milhões de dólares por ano para projetos existentes e novos.
Fonte: Canadian Press