

As vendas de casas na área metropolitana de Toronto caíram mais de 56 por cento durante as duas primeiras semanas de junho, em comparação com o ano anterior, de acordo com os números mais recentes do Toronto Real Estate Board.
De 1 a 14 de junho, o TREB refere que o número de moradias vendidas caiu 57,7 por cento na área 905 e 51,7 por cento em Toronto. As vendas de apartamentos de condomínio também sentiram o impacto, mas não tão significativamente, com uma queda de 39,2 por cento na GTA, numa relação ano a ano.
Apesar disso, os preços de venda continuam altos.
O conselho imobiliário constatou que, durante essas duas semanas, os preços subiram 6,7 por cento para todos os tipos de casas combinados em relação ao ano anterior. O preço médio de uma casa atualmente está em 808 847 dólares na região e o de apartamentos de condomínio em 527 749 dólares.
As moradias registaram a maior subida para 1 071 259 dólares nos primeiros 14 dias de junho – um aumento de 7,7% ano-a-ano. Mas, em comparação com maio, os preços tiveram uma descida. Durante esse período, o preço médio de uma moradia na GTA foi listado em 1 141 041 dólares e o de apartamentos de condomínio em 531 659 dólares.
Enquanto isso, o número de novos imóveis aumentou para 9988, o que representa um aumento de 22%.
Os dados chegam dois meses depois que a província anunciou 16 novas medidas destinadas a arrefecer um mercado imobiliário sobreaquecido. As medidas incluíram a implementação de um imposto sobre os compradores estrangeiros e o aumento dos controles sobre o arrendamento em todos os edifícios. A província também concedeu aos municípios o direito de tributar imóveis vazios, embora ainda não tenha entrado em efeito na cidade de Toronto.
O TREB vai divulgar os números oficiais para junho no final do mês.
Fonte: CTV News Toronto