GOVERNO FEDERAL DISPONIBILIZA FINANCIAMENTO DE 435 MILHÕES DE DÓLARES PARA ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA

O Ontário receberá 435 milhões de dólares ao longo de três anos do governo federal para serem investidos em cuidados infantis, no primeiro acordo bilateral que Otava assinou com as províncias.

O governo federal assinou um acordo multilateral no início desta semana com as províncias e territórios, com exceção do Québec e da Colúmbia Britânica, e os ministros federais e do Ontário apresentaram os detalhes do acordo para o Ontário na sexta-feira.

Anualmente, cerca de 100 milhões de dólares irão suportar o acesso a programas de cuidados de saúde licenciados e de alta qualidade, cerca de 40 milhões de dólares serão destinados a programas para crianças e famílias em centros em toda a província e cerca de 5 milhões de dólares serão destinados a formação de educadores da primeira infância, disse a ministra responsável pelos primeiros anos e assistência à infância do Ontário.

“A maior parte do financiamento federal ajudará a tornar a assistência médica licenciada mais acessível para famílias com rendimentos médios e baixos no Ontário”, salientou Indira Naidoo-Harris.

Segundo a ministra, isso permitirá que um número adicional de cerca de 11 200 crianças tenha acesso a espaços de assistência à criança licenciados, uma medida que está no topo do compromisso atual do Ontário para criar 100 000 espaços em cinco anos.

Os 100 milhões de dólares por ano incluirão subsídios para famílias com rendimentos médios e baixos – quem é elegível será determinado pelos municípios – e os custos de capital para construir ou renovar os espaços. O dinheiro federal também irá para 100 novos centros infantis e familiares da primeira infância, que oferecem vários programas.

Otava alocará um total de 1,2 mil milhões de dólares para as províncias nos próximos três anos.

Fonte: Canadian Press