

O primeiro-ministro Justin Trudeau confirmou na quinta-feira um compromisso federal de 1,28 mil milhões de dólares previsto para um grande projeto ferroviário de Montreal que fará a ligação da cidade com os subúrbios e o aeroporto internacional.
Trudeau fez o anúncio ao lado do primeiro-ministro do Québec, Philippe Couillard, do presidente de Montreal, Denis Coderre, e de Michael Sabia, diretor do fundo de pensões público da província.
“O REM (Reseau electrique metropolitain) é um dos mais ambiciosos projetos de transporte público na nossa história”, sublinhou Trudeau.
O governo do Québec e o fundo de pensão da Caisse de depot também estão a contribuir para o projeto de 6 mil milhões de dólares.
Em janeiro de 2015, o Québec e a Caisse anunciaram o acordo para construir a rede elétrica do metro ligeiro de superfície.
O governo do Québec havia pedido a Otava para disponibilizar pelo menos mil milhões de dólares para o projeto ferroviário.
Uma vez concluída, a rede ferroviária automatizada de 67 quilómetros incluirá 27 estações e operará 20 horas por dia, sete dias por semana. Esta irá ligar o centro de Montreal ao Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau, bem como as áreas norte, sul e oeste da cidade.
Fonte: Canadian Press