Lisboa, 10 jun (Lusa) – Os ambientalistas portugueses estão satisfeitos com os compromissos conseguidos na Conferência dos Oceanos da ONU, mas realçam a necessidade de “passar à prática” contra o lixo marinho e em defesa da pesca sustentável e das áreas marinhas protegidas.
O conjunto de compromissos saídos da Conferência dos Oceanos, que terminou na sexta-feira, em Nova Iorque, foi aplaudido pelas associações de defesa do ambiente contactadas pela agência Lusa, considerando tratar-se do reconhecimento político da importância de conservar os recursos e ecossistemas marinhos, e esperam agora que os países, nomeadamente Portugal, concretizem alguns dos pontos listados.
“Foi um sucesso e, apesar das reticências dos Estados Unidos, as questões das alterações climáticas e do Acordo de Paris fazem parte dos documentos finais”, referiu o presidente da Associação Sistema Terrestre Sustentável – Zero, apontando, entre os compromissos voluntários apresentados, a evolução relacionada com as áreas marinhas protegidas.