ILHAS DE TORONTO ENCERRADAS ATÉ 31 DE JULHO DEVIDO A INUNDAÇÕES E SUBIDA DO NÍVEL DAS ÁGUAS

(Nathan Denette/The Canadian Press)
(Nathan Denette/The Canadian Press)
(Nathan Denette/The Canadian Press)
(Nathan Denette/The Canadian Press)

O encerramento das Ilhas de Toronto devastadas por enchentes foi prorrogado até 31 de julho devido às condições de inundação e subida do nível das águas, afetando centenas de eventos com licenças e participantes dos programas de campo de verão, informaram as autoridades municipais na quarta-feira.

As ilhas de Toronto têm sido afetadas pela forte precipitação em forma de chuva e a subida dos níveis de água do lago desde o início de abril, submergindo mais de 50% do parque, como adiantou o administrador municipal da Water Front Parks, James Dann, à CP24 na semana passada. Isso inclui as suas três praias – Hanlan’s Point, Gibraltar Point e Center Island.

Nos últimos dois meses, a área foi afetada pelas fortes chuvas – recebendo mais de 236 milímetros de chuva, quase 60 por cento acima da média, de acordo com o meteorologista da CP24, Bill Coulter.

No início deste mês, a cidade suspendeu o acesso público à ilha (com exceção dos seus 700 habitantes), suspendendo o serviço regular de ferry para a Center Island e Hanlan’s Point até 30 de junho.

O Conselho Escolar Distrital de Toronto mudou os seus 240 alunos da Escola Pública da Ilha e da Escola de Ciências Naturais para a área continental em meados de maio. Durante o restante período do ano letivo, as aulas terão lugar na Escola Pública do Nelson Mandela Park, em Trefann Court.

Essas decisões foram tomadas depois de semanas de chuvas implacáveis, fazendo com que o Lago Ontário subisse para níveis perigosos.

Equipas da Autoridade de Conservação de Toronto e Região têm trabalhado horas extras neste mês para despejar 500 mil litros de água da ilha a cada hora, usando nove bombas industriais para ajudar a baixar os níveis.

Mais de 40 000 sacos de areia foram colocados ao longo das costas para mitigar a subida das águas. As estradas inundadas em toda a ilha também estão fechadas aos residentes devido aos perigos associados.

O encerramento significa que o parque de diversões Centerville, que está a comemorar o seu 50º aniversário este ano, permanecerá fechado, além de dezenas de outros eventos com licença.

A cidade estima que mais de 300 licenças de eventos, emitidas para mais de 90 candidatos já foram revogadas devido aos problemas com as inundações.

Os registados em programas de recreação administrados pela cidade também estão a sentir problemas para encontrar outras atividades de verão. Os acampamentos de verão nas ilhas foram adiados por mais um mês, afetando cerca de 350 crianças.

Segundo a cidade, o nível das águas no lago Ontário deve continuar a subir nas próximas semanas, independentemente da chuva esperada.

Na semana passada, a agência responsável pela monitorização dos níveis de água, International Lake Ontario-St. Lawrence River Board, informou que o Lago Ontário estava 84 centímetros acima do normal. Este é o nível mais alto desde o registo recorde em 1952, indicou a agência.

Fonte: CP24