

Foto de arquivo. (The Canadian Press / Jonathan Hayward)
Pagar a dívida continua a ser a principal prioridade financeira dos canadianos, embora uma nova sondagem sugira que essa escolha tenha sido um pouco inferior, em comparação com os dois anos anteriores. A sondagem, conduzida pela Harris/Decima, para o CIBC, descobriu que, no geral, 16 por cento dos entrevistados disseram que a redução da dívida foi a sua prioridade número 1 para 2014.
Isso foi um ponto percentual a menos, em relação aos 17 por cento em 2013 e em 2012. No entanto, foi cinco pontos percentuais mais do que os 11 por cento que afirmaram que iriam se concentrar em desenvolver uma poupança, ligeiramente acima dos 10 por cento, ao longo dos últimos anos.
Em seguida, por ordem de importância, surgem a gestão dos gastos do dia-a-dia e ter as contas correntes pagas, ambas selecionadas por oito por cento dos inquiridos.
O planeamento de reforma foi o foco superior de sete por cento dos entrevistados, o mesmo que no ano passado, mas abaixo dos 11 por cento em 2012. Entre outras conclusões, a sondagem revelou que menos de metade (47 por cento) dos canadianos entrevistados procurou um consultor financeiro, no ano passado.
E, dos entrevistados, apenas seis por cento identificou a gestão da dívida, como um tópico de uma conversa que teria com um conselheiro. A Harris/Decima sublinha que os resultados foram reunidos a partir de uma amostra de 2.060 canadianos, conduzida entre 25 de outubro e 4 de novembro. Alegou uma margem de erro de mais ou menos 2,2 pontos percentuais.