
O Regulador de telecomunicações do Canadá diz que todos os provedores de serviços de rede sem fios terão que ter a capacidade de enviar alertas de emergência para telemóveis dos clientes, e estabeleceu um prazo para que isso aconteça.
A Canadian Radio-television and Telecommunications Commission (CRTC) ordenou que, até 6 de abril de 2018, todos os utilizadores de uma rede LTE devem poder receber os mesmos alertas públicos, presentemente transmitidos pela rádio e pela TV.
Os tipos de eventos para alertas incluem desastres naturais como incêndios ou inundações, ou Alertas Amber relativos a crianças sequestradas.
Segundo a porta-voz da CRTC, Patricia Valladao, os alertas obrigatórios terão um toque especial e vibração para que as pessoas saibam que não é apenas um e-mail comum ou uma mensagem de texto. Uma faixa, em inglês e francês, aparecerá no ecrã a indicar que há um alerta e que os detalhes do alerta irão ser apresentados de seguida.
As mensagens só serão enviadas para o telefone do cliente se estiver na área afetada. E, acrescentou Valladao, o sistema funcionará caso a pessoa esteja a usar o serviço de roaming. Isso significa que se a pessoa mora em Toronto e está a passar férias numa casa de campo em Alberta, onde um aviso de tornado acaba de ser emitido, será enviada uma mensagem para o telefone da pessoa.
Uma data para o lançamento do serviço será anunciada assim que a indústria de rede sem fios cumprir todos os padrões necessários, diz a CRTC.
A decisão da comissão segue-se a uma consulta que começou com a indústria de rede sem fios em 2016, assim como um período experimental em Durham, Ontário.
Fonte: Citynews