
Cuidar dos pais idosos custa aos canadianos 33 mil milhões de dólares por ano em despesas diretas e fora do trabalho, segundo um novo estudo do CIBC.
O relatório também diz que o número irá aumentar na próxima década, com a proporção de canadianos de 65 anos ou mais velhos a crescer do seu atual nível de 17 por cento para cerca de 22 por cento.
As conclusões do estudo sugerem que cerca de dois milhões de canadianos, ou 14% daqueles com pais com mais de 65 anos, incorrem em custos financeiros de 3300 dólares por ano – traduzindo um custo anual de pouco mais de 6 mil milhões de dólares.
Mas os custos diretos são “ligeiros” em comparação com os custos relacionados ao trabalho, em que perto de 30 por cento dos trabalhadores com pais com idade superior a 65 sacrifica cerca de 450 horas de trabalho por ano – respondendo por cerca de 27 mil milhões de dólares em rendimento perdido ou período de férias desperdiçado.
A pesquisa online do CIBC foi realizada entre 16 e 20 de março, junto de adultos canadianos que incluem o painel do Angus Reid Forum.
O corpo profissional da indústria de pesquisas, a Associação de Pesquisa e Inteligência de Marketing, diz que não pode ser atribuído uma margem de erro a sondagens online porque estas não são uma amostra aleatória representativa da população.
Fonte: Canadian Press