

Os trabalhadores da divisão canadiana da empresa de Média, a Vice, ratificaram um acordo coletivo com a vice administração depois de se juntarem ao sindicato da Canadian Media Guild (CMG) no ano passado.
Esse acordo, anunciado na segunda-feira, é o mais recente de uma onda de sindicalização na indústria norte-americana dos meios de comunicação digital. Os trabalhadores de várias empresas de Media digital, incluindo a HuffPost, a Gizmodo Media e a ThinkProgress, optaram todos pela sindicalização nos últimos dois anos.
Segundo a CMG, o acordo de três anos com a Vice Canada é o resultado de nove meses de “negociações intensas”. Abrange cerca de 170 trabalhadores da Vice Canada que trabalham em funções editoriais, de produção, pós-produção e operações, bem como trabalhadores que produzem conteúdo de marca e anúncios.
A Canadian Media Guild também representa trabalhadores da CBC/Rádio Canadá, da Canadian Press, da Thomson Reuters, da Aboriginal Peoples Television Network, da TVO e de outros.
Ao abrigo do novo acordo coletivo, os novos trabalhadores da Vice Canada terão três semanas de férias em vez de duas. Após três anos de trabalho, eles receberão quatro semanas de férias anuais. Os salários para os funcionários do Vice Canada incluídos no contrato aumentarão imediatamente entre 2% e 52,5%, de acordo com a CMG, com um aumento médio de nove por cento.
Fonte: CBC News