WYNNE ACREDITA QUE UMA ESTRATÉGIA NACIONAL PODE SEGUIR-SE AO PLANO DE MEDICAMENTOS PARA OS JOVENS DO ONTÁRIO

A primeira-ministra do Ontário diz esperar que um plano de cobertura universal de medicamentos para jovens, apresentado esta semana no orçamento do seu governo, ajude a estimular um programa nacional de cobertura de medicamentos.

O plano provincial para cobrir mais de 4000 medicamentos para os residentes do Ontário com menos de 25 anos, sem copagamento ou «deductible», a um custo anual de 465 milhões de dólares, foi a peça central do orçamento equilibrado deste governo Liberal.

Para Kathleen Wynne, o plano é um passo para a cobertura verdadeiramente universal, defendendo que gostaria de ver um programa nacional de cobertura universal de medicamentos.

Para o ministro da Saúde do Ontário, Eric Hoskins, esta abordagem para um «pharmacare» é semelhante ao esforço do Ontário para um plano de reforma, que viu a província usar o seu próprio plano de pensão proposto para impulsionar com êxito um reforço nacional do Plano de Pensão do Canadá.

Hoskins refere ainda que alguns dos seus colegas ministros de saúde em todo o país estão relutantes em implementar um programa do género por causa dos custos iniciais, mas ele espera que o plano do Ontário possa mostrar que, em realidade, haverá lugar a uma poupança de custos, ao mesmo tempo que ajuda a manter as pessoas saudáveis.

Fonte: Canadian Press