EVACUAÇÃO EM CURSO NA PRIMEIRA NAÇÃO DO NORTE DO ONTÁRIO DEVIDO AOS RECEIOS DE INUNDAÇÕES

Está em curso uma evacuação devido aos receios de inundações numa remota comunidade de uma Primeira Nação no norte do Ontário.

O deputado federal para a área, Charlie Angus, diz que 325 pessoas da Primeira Nação Kashechewan mudaram-se para Kapuskasing, Ontário, no domingo, sendo esperado que mais 200 deixassem a comunidade na segunda-feira, na sequência da quebra do gelo, ao norte da comunidade, ao longo do rio Albany.

Segundo Angus, crianças, idosos e doentes estão a ser evacuados primeiro como medida de precaução. Ele acrescenta que as autoridades locais e as da província vão continuar a monitorizar o gelo, numa altura em que a água se dirige para a reserva, onde vivem aproximadamente 2000 pessoas.

Angus refere que o gelo poderia facilmente aglomerar-se, o que poderia levar as áreas próximas a sofrer uma inundação, porque um dique poderia romper.

Ainda segundo ele, a comunidade deve reunir-se com representantes do governo federal e provincial para discutir a deslocalização para um terreno mais elevado.

Fonte: Canadian Press