FINANCIAL CONSUMER AGENCY LANÇA REVISÃO DE PRÁTICAS DE NEGÓCIOS EM BANCOS

THE CANADIAN PRESS/Adrien Veczan
THE CANADIAN PRESS/Adrien Veczan

O observador oficial para o consumidor financeiro canadiano disse na quarta-feira que está a lançar uma revisão das práticas comerciais entre os principais bancos do país, após relatos de funcionários não identificados que alegaram que os credores estavam a vender serviços sem o consentimento dos seus clientes.
Lucie Tedesco, comissária da Agência de Financiamento do Consumidor do Canadá, disse que está preocupada com as alegações e emitiu uma declaração a lembrar aos credores das suas obrigações de obter prévio consentimento antes de aumentar os limites de crédito e disponibilizar aos clientes novos produtos.
A revisão, que está programada para começar no próximo mês, surge depois que a emissora CBC informou que alguns trabalhadores dos cinco maiores bancos do Canadá alegaram que se sentiram pressionados a vender, enganar e até mentir aos clientes para atingir metas de vendas que eram irrealistas. O TD, o foco das primeiras histórias sobre o assunto, disse que não acredita que os relatos reflitam com precisão o local de trabalho do banco.
A CBC noticiou que os bancos disseram que agem no melhor interesse dos seus clientes e que os funcionários devem seguir códigos de conduta.
O setor financeiro era o único setor em baixa na Bolsa de Valores de Toronto no início da negociação na quarta-feira, com uma queda de 0,17 por cento. Quatro dos cinco principais bancos canadianos estavam em terreno negativo.
Fonte: Canadian Press