Moita, Setúbal, 08 mar (Lusa) – O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje que o Banco de Portugal (BdP) é uma dependência do Banco Central Europeu (BCE), referindo que é preciso que seja recuperada a “soberania e possibilidade de escolha”.
“A entrevista [ao presidente do BdP, Carlos Costa] não responde a duas questões centrais que o PCP colocou. Em primeiro, no momento da sua recondução, afirmámos que não reunia condições para continuar a exercer o mandato e depois não se pode iludir outra questão central. Podemos meter quem quisermos no Banco de Portugal mas isso precisa sempre da chancela do Banco Central Europeu”, afirmou Jerónimo de Sousa, à margem de um almoço comemorativo do Dia da Mulher que decorreu na Moita, distrito de Setúbal.
O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, desvalorizou um relatório que colocava em causa a continuidade dos administradores do BES e sugeria o afastamento do presidente, garantindo que a lei não lhe permitia retirar a idoneidade a Ricardo Salgado.