
O governo do Ontário está a alargar o prazo para os estudantes de pós-graduação estrangeiros que pretendem fazer um pedido online para residência permanente, dias depois que os candidatos se queixaram de uma falha no sistema que os tem impedido de completar os seus pedidos.
Como informou a CBC no sábado, o Ministério da Cidadania e Imigração do Ontário está a trabalhar num problema que está a afetar milhares de estudantes estrangeiros no Canadá. Com apenas sete dias para concluir os seus pedidos, os possíveis candidatos ao Ontario Immigrant Nominee Program (OINP) estão a enfrentar problemas para preencher os formulários online.
Entretanto, a CBC Toronto soube que a província está a prolongar o prazo para completar o pedido de sete para 14 dias, uma vez que está a lidar com questões técnicas no seu website.
O OINP é uma parceria entre os governos provincial e federal que concede residência permanente aos estudantes que estão no Canadá para um mestrado ou doutoramento.
Em comunicado à CBC de Toronto, Laura Sylvis, porta-voz do Ministério da Cidadania e Imigração do Ontário, culpa as questões técnicas sobre a alta procura pelo programa, observando que este registou um interesse 10 vezes maior face ao ano passado.
O site registou 117 mil visitas em quatro dias na semana passada.
O programa já atingiu o limite de quantos pedidos pode vir a considerar para as seis mil residências permanentes que pode conceder.
Sylvis refere que muitos dos problemas técnicos em curso resultam de repetidas tentativas de completar um pedido por aqueles que já iniciaram o processo.
O ministério acrescenta que o site agora é mais estável, mas uma equipa técnica continuará a monitorizar o sistema e resolver todos os problemas que surjam.