CANADÁ MAL CLASSIFICADO NA COMPARAÇÃO INTERNACIONAL DE TEMPOS DE ESPERA DE PACIENTES

report IIUm novo relatório revela que os canadianos têm os maiores tempos de espera para atendimento médico em serviços de emergência e para encaminhamento para especialistas entre 11 países industrializados.
O relatório do Instituto Canadiano de Informações sobre a Saúde revelou que 29 por cento dos canadianos afirmaram que tiveram que esperar quatro horas ou mais para serem vistos por um médico durante a sua última visita ao departamento de emergência.
Isso é quase três vezes a média internacional de 11 por cento dos pacientes que relataram pelo menos uma espera de quatro horas para ver um prestador de cuidados de saúde. Os pacientes em França foram os melhores, com apenas um por cento deles a ter que esperar tanto tempo.
Os canadianos também relataram os atrasos mais longos para ver especialistas, com 56 por cento a esperar mais de quatro semanas, em comparação com a média internacional de 36 por cento.
No entanto, quase três quartos dos canadianos classificaram a qualidade dos cuidados como muito boa ou excelente – significativamente maior que a média internacional.
O relatório é baseado em inquéritos de 2016 junto de adultos em 11 países desenvolvidos compilado pelo Commonwealth Fund, uma fundação privada dos EUA que promove os cuidados de saúde de alta qualidade e acessíveis.
“Embora os canadianos possam pensar que temos o melhor sistema de saúde do mundo, comparações internacionais ajudam a dar uma perspetiva importante”, afirmou Tracy Johnson, diretor de análise do sistema de saúde e questões emergentes no CIHI.
Fonte: Canadian Press