CIMEIRA DE PARIS REAFIRMA COMPROMISSO A FAVOR DE DOIS ESTADOS, ISRAEL E PALESTINA

LusaParis, 15 jan (Lusa) – A comunidade internacional reunida em Paris reafirmou hoje o seu compromisso a favor da solução de dois Estados e disse que não ia reconhecer ações unilaterais pelos israelitas ou palestinianos, incluindo sobre fronteiras e Jerusalém.

Mais de 70 países apelaram a israelitas e palestinianos a comprometerem-se com a solução de dois Estados e a absterem-se de ações unilaterais que possam condicionar o resultado da negociação, sobretudo sobre fronteiras, Jerusalém e os refugiados, acrescentando que se essas ações forem tomadas eles não as reconhecerão.

Entretanto, o secretário de Estados dos Estados Unidos, John Kerry, garantiu hoje ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que a conferência de Paris não terá consequências irreversíveis para Israel, nem tão pouco continuidade numa possível resolução de condenação na ONU.