ONTÁRIO CONCORDA EM FINANCIAR SALAS DE INJEÇÃO ASSISTIDA EM TORONTO

(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)
(The Canadian Press/Darryl Dyck)

O Ontário está a assumir o compromisso de financiar três salas de injeção assistida em Toronto, com um custo anual estimado de 1,6 milhões de dólares e cerca de 400 mil dólares para criar os espaços.
A Assembleia Municipal de Toronto aprovou as salas de injeção assistida em centros de saúde existentes no centro da cidade no verão, e seis meses depois, a província confirma o seu apoio.
O ministro da Saúde, Eric Hoskins, conversou ontem com o presidente John Tory para informar que a província apoia o plano da cidade e que escreveu ao ministro federal da Saúde, dizendo que acredita que isso vai salvar vidas.
A carta do ministro surge antes de uma reunião marcada em Toronto, ontem, com políticos, autoridades de saúde pública e outras partes interessadas para discutir como a cidade pode enfrentar a crise de opiáceos alimentada com o fentanil.
Hoskins diz que as salas de consumo assistido se encaixam na estratégia do Ontário para os opióides, que visa ampliar os serviços de redução de danos físicos, fazer mudanças na prescrição e distribuição e melhorar a recolha de dados.
Ele observa que uma em cada oito mortes no Ontário, entre as idades de 25 e 34, está relacionada com o uso de opióides e Toronto registou um aumento de 77 por cento nas mortes por overdose na última década, subindo para 258 em 2014.
Fonte: Canadian Press