
O ano passado registou o maior número de incidentes de condução sob efeito de álcool dos últimos quatro anos na região de York, anunciou a polícia na quarta-feira.
Em 2016, a polícia diz que lidou com 1265 incidentes de condução sob efeito de álcool. Os números têm registado uma tendência de subida desde 2013, quando a polícia registou 868 incidentes.
Dos condutores detidos no ano passado, 85% eram homens e 15% eram mulheres. Dos homens detidos, quase metade tinham entre 22 e 34 anos de idade. Quase metade das mulheres detidas tinham entre 25 e 26 anos.
Apesar do número crescente de incidentes de condução sob influência de álcool ou drogas, a polícia diz que os oficiais formalizaram menos acusações este ano. Em 2016, a polícia formalizou 1626 acusações, enquanto que em 2015, a polícia tinha registado 1695 acusações contra supostos transgressores.
Seja como for, as estatísticas de 2016 foram dececionantes, observou o chefe de polícia da região de York, Eric Jolliffe.
Cerca de 24% das detenções por condução sob efeito de álcool na região de York envolveram condutores com um nível de 1,5 a 2 gramas de álcool por litro de sangue (g/l) e 19 por cento envolveram condutores com uma taxa de alcoolemia entre 1,2 e 1,5 g/l.
Dois por cento das detenções envolveram condutores com uma taxa de alcoolemia superior a 3 g/l, que é um nível de intoxicação que a polícia considera como uma emergência médica.
Além disso, em antecipação à iminente legalização da marijuana no Canadá, Jolliffe disse que está preocupado com o aumento de condutores que conduzem um veículo, enquanto sob influência de drogas.
Um total de 81 automobilistas foram acusados de condução sob influência de drogas em 2016, o que representa um aumento de 69 por cento face a 2015.
Um total de nove pessoas morreram em acidentes com condução sob influência de álcool ou drogas em 2016.
Fonte: CTV News Toronto