

O novo ano marca uma nova realidade de angariação de fundos para os partidos políticos do Ontário, que agora precisam seguir em frente sem o financiamento dos seus principais doadores – companhias e sindicatos.
Os números de 2016 da Elections Ontario mostram que as companhias constituíram cerca de 90% dos principais doadores dos Conservadores e cerca de três quartos dos principais doadores dos Liberais.
As doações mais importantes dos Novos Democratas vieram dos sindicatos.
Os números mostram que os Conservadores ultrapassaram os outros partidos, angariando quase 10 milhões de dólares, enquanto que os Liberais arrecadaram 6 milhões de dólares e o NDP conseguiu quase 3 milhões de dólares.
As antigas regras permitiam que indivíduos, companhias e sindicatos doassem 9975 dólares a um partido a cada ano, mas também eram autorizados a doar a mesma quantia durante um período de eleição intercalar – e houve lugar a três no ano passado.
Sob as novas regras, os partidos obtêm subsídios por votação, gerindo vários milhões de dólares para ajudá-los a permanecer à tona nos primeiros anos sem doações corporativas e sindicais.
Os políticos também estão agora proibidos de participar em eventos de angariação de fundos, colocando um desafio adicional aos partidos que procuram encher os seus cofres antes da eleição geral do próximo ano.
Fonte: Canadian Press