AUMENTOS DE TAXA DE JUROS IRIAM LIMITAR GASTOS PARA MUITOS CANADIANOS

(THE CANADIAN PRESS / Ryan Remiorz)
(THE CANADIAN PRESS / Ryan Remiorz)
(THE CANADIAN PRESS / Ryan Remiorz)
(THE CANADIAN PRESS / Ryan Remiorz)

Mais de 40 por cento dos canadianos dizem que um aumento nas taxas de juro teria um impacto negativo nas suas despesas em 2017, de acordo com um novo inquérito da Nanos Research conduzido para a CTV News.

As três principais prioridades económicas mencionadas por aqueles que participaram no inquérito foram a criação de empregos, o investimento em infraestrutura e a gestão do défice.

Um pouco mais de 40 por cento dos canadianos disse que os aumentos nas taxas de juros dos empréstimos e hipotecas teriam um impacto negativo ou um pouco negativo sobre o quanto eles gastam em 2017. Mais de um quarto dos entrevistados disse que o aumento da taxa de juros não teria nenhum impacto sobre as suas despesas, e 23 por cento disseram que teria um impacto neutro.

Quando perguntado como eles iriam pagar por uma despesa inesperada de aproximadamente 3000 dólares, 53 por cento dos canadianos afirmaram que iriam usar as suas atuais poupanças. Vinte e três por cento disseram que usariam uma linha de crédito, 10 por cento usariam um cartão de crédito, e dois por cento pediriam o dinheiro a parentes ou amigos.

Nove por cento dos entrevistados admitiram que teriam dificuldade em cobrir uma despesa inesperada de 3000 dólares.

Olhando para além das finanças pessoais, 21 por cento dos canadianos disse que a criação de emprego deve ser a prioridade económica número um para o governo federal em 2017.

Outras questões económicas que os canadianos disseram que Otava deveria priorizar:
• Investimento em infraestrutura (20%)
• Gestão do défice (18 por cento)
• Investir em programas sociais (17 por cento)
• Redução do imposto sobre o rendimento das Pessoas Singulares (15%)
• Negociação de acordos comerciais (5 por cento)
• Redução do imposto sobre o rendimento das Pessoas Coletivas (2%)

Metodologia
A Nanos conduziu um inquérito aleatório online e telefónico RDD (linhas terrestres e celulares) junto de 1000 canadianos, 18 anos de idade ou mais velhos, entre 16 e 19 de dezembro como parte de um inquérito geral.

Os participantes foram recrutados aleatoriamente por telefone usando agentes vivos e preencheram um inquérito online. A margem de erro é de ± 3,1 pontos percentuais-

Fonte: CTV News