FORT MCMURRAY E EL NINO NO TOP DAS HISTÓRIAS METEOROLÓGICAS DO CANADÁ PARA 2016

(Jonathan Hayward/Canadian Press)
(Jonathan Hayward/Canadian Press)
(Jonathan Hayward/Canadian Press)
(Jonathan Hayward/Canadian Press)

A Environment Canada divulgou as suas 10 melhores histórias meteorológicas para 2016, e a conclusão é que o ano foi “selvagem”, principalmente devido ao fenómeno El Nino.

Embora a temperatura média em todo o país não tenha quebrado quaisquer recordes, este foi um ano excecionalmente ameno: dezembro de 2015 a novembro de 2016 foi o quarto período de 12 meses mais quente em 70 anos de registo, com a temperatura média 2,3 °C acima do normal.

O clima em todo o país foi fortemente influenciado por um dos mais fortes eventos El Nino desde 1950. A água excecionalmente quente no Oceano Pacífico pode ter causado temperaturas amenas em todo o Canadá, mas também trouxe fenómenos de seca e inundações a outras partes do mundo.

De acordo com David Phillips, climatologista sénior do Meio Ambiente do Canadá, a notícia de topo estava relacionada com os devastadores incêndios florestais de Fort McMurray que forçaram a evacuação de 88 000 pessoas em maio. As condições extremamente secas – as mais secas em 72 anos de registo – juntamente com ventos fortes, ajudaram a alimentar o fogo que acabou por ficar fora de controle.

O poderoso El Nino também figurou na lista, pois essencialmente “cancelou” o inverno, disse Phillips. O país experimentou o segundo inverno mais quente em registo, também influenciado pela persistente falta de gelo do mar Ártico, algo que também fez parte da lista.

Um clima de verão selvagem em toda a parte das pradarias, um novembro ameno e a bomba meteorológica do dia de Ação de Graças no Atlântico também foram destaque no top 10 deste ano.
1. Fort McMurray “Fire Beast”.
2. Super El Nino cancela o inverno.
3. Tempestade de fim de semana de agosto nas pradarias.
4. Um verão para recordar no Leste.
5. A onda de calor de novembro e o frio gelado de dezembro.
6. O gelo do mar Ártico a desaparecer …
7. Tempo selvagem nas pradarias durante o verão.
8. Um conto de duas primaveras.
9. Bomba meteorológica do Dia de Ação de Graças no Atlântico.
10. «Gusher» de Windsor (custo de 100 milhões de dólares).

Phillips compilou a lista com base em 100 eventos meteorológicos em todo o país e, em seguida, avaliou cada um numa escala de 10 com base no grau em que os canadianos foram afetados, a área afetada, bem como os impactos ambientais e económicos.

Fonte: CBC News