MONTREAL ESTUDA MUDANÇA PARA LUZES DE RUA LED

lightsMontreal está a preparar-se para trocar mais de 100 000 luzes de rua por LEDs de alta eficiência, mas existem preocupações sobre o efeito que isso terá sobre as pessoas.

A pedido da cidade, o departamento de saúde pública do Québec examinou o assunto, prestando especial atenção ao espectro de cores utilizado pelas luzes.

As luzes brancas têm uma temperatura de cor de 4000 K que está na extremidade azul fria do espectro ao contrário das luzes mornas, ou amarelas brancas.

Isso está a preocupar algumas pessoas de que a exposição excessiva às luzes da rua poderia interferir com o ritmo circadiano de uma pessoa e dificultar o sono à noite.

Robert Dick, professor da Universidade de Otava, que fundou o Canadian Light Pollution Abatement Program, disse que alguns estudos indicaram possíveis ligações entre a luz azul e obesidade, ansiedade, stress e outros problemas.

Um dos autores do relatório disse que a equipa analisou estudos epidemiológicos dos efeitos do espectro de luz, e eles calcularam a quantidade de exposição à luz azul em casa e na rua.

Eles concluíram que a maioria das pessoas gasta muito pouco tempo debaixo de luzes de rua e ficam realmente expostas a três vezes a quantidade de luz azul quando em casa.

A mudança para LED teria um custo de 110 milhões de dólares, mas significaria uma poupança maior nos custos de eletricidade ao longo do tempo de vida das lâmpadas LED.
Otava e Los Angeles já mudaram para iluminação LED.

A cidade de Montreal está a analisar o estudo antes de tomar uma decisão final.

Fonte: CTV Montreal