GOVERNO DE CABO VERDE PROMETE MELHORAR CONDIÇÕES NAS CADEIAS DO PAÍS

LusaPraia, 21 dez (Lusa) – O Governo cabo-verdiano garantiu hoje que está a criar um “novo paradigma” para melhor as condições de funcionamento nas cadeias, que passa não só pela situação dos reclusos, mas também pela dos agentes prisionais.

A garantia foi dada pelos ministros da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, e da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, no âmbito de uma atividade de Natal com familiares e reclusos da Cadeia Central da Praia, a maior do país.

Os dois governantes reagiam às conclusões da avaliação ao país do comité das Nações Unidas contra a Tortura, divulgadas no início do mês, e que apontam abusos sobre detidos, elaboração de “perfis raciais”, cadeias sobrelotadas e um sistema judicial sobrecarregado e sem meios.