
O próximo teste de literacia em toda a província para estudantes do ensino secundário do Ontário será administrado em papel, depois que um teste online anterior foi alvo de um ciberataque.
Em outubro, a agência que administra o Ontario Secondary School Literacy Test foi forçada a cancelar um teste online devido a falhas técnicas, mais tarde determinado por ser um ataque distribuído de negação de serviço.
A maioria das 900 escolas secundárias da província – representando um máximo de 147 000 estudantes – tinha se inscrito para participar no teste online, com apenas cerca de 15 000 alunos a conseguir completar o teste.
O Escritório de Qualidade e Responsabilidade Educacional (EQAO, sigla em inglês) queria mudar o próximo teste online, marcado para março, mas agora decidiu que “seria irresponsável colocar os estudantes em risco de quaisquer outros problemas sem ter concluído um ensaio online bem-sucedido em grande escala.”
A ministra da Educação, Mitzie Hunter, disse que esta é a melhor solução e que o EQAO vai precisar de assegurar que as questões técnicas e de segurança necessárias foram resolvidas antes que o teste volte a ser online.
As investigações do ciberataque estão em curso e deverão levar a recomendações relativas a medidas adicionais de segurança do sistema.
Fonte: Canadian Press