PARIS HOMENAGEOU SOLDADOS E TRABALHADORES PORTUGUESES QUE CHEGARAM A FRANÇA HÁ UM SÉCULO

LusaParis, 10 dez (Lusa) – O Museu da História da Imigração, em Paris, homenageou hoje “os soldados e trabalhadores que serviram com coragem e determinação a França e a liberdade” há um século, afirmou Manuel Dias Vaz, organizador do evento.

Depois das cidades francesas de Hendaia e Bordéus, o museu parisiense foi palco do terceiro colóquio sobre 100 anos de presença portuguesa em França, tendo tido como temas o centenário do acordo de mão-de-obra franco-português e a participação portuguesa na Grande Guerra.

“O objetivo é partilhar estas páginas de história e homenagear estes soldados e trabalhadores que serviram com coragem e determinação a França e a liberdade e foram elementos decisivos da reconstrução deste país que amamos. A decisão corajosa, em 1916, do governo de Portugal de entrar em guerra com o envio de 55 mil soldados e 25 mil trabalhadores foi um gesto de solidariedade com os amigos franceses e ingleses”, afirmou Manuel Dias Vaz perante a plateia.