
Os estudantes canadianos estão entre os mais instruídos do mundo quando se trata de ciência, de acordo com uma pesquisa anual que mede os níveis de educação em 72 países diferentes.
O Canadá igualou a Finlândia no quarto lugar no ranking de 2015, compilado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico, que mediu os níveis de matemática, ciências e leitura em 540 mil jovens de 15 anos selecionados aleatoriamente. Somente os estudantes no Japão, Estónia e Singapura se saíram melhor do que os estudantes canadianos, de acordo com o relatório.
Bonnie Schmidt, presidente e fundadora da canadiana Let’s Talk Science, classificou os resultados de um “maravilhoso” reflexo dos sistemas educacionais do Canadá, particularmente no campo da ciência.
Ela atribuiu todo o crédito aos professores canadianos pelos seus esforços, mas reconheceu que mais deve ser feito para incentivar os alunos a abraçar carreiras científicas.
O estudo avaliou o desempenho de alunos de 15 anos de idade em ciências, matemática e leitura. Também mediu a equidade entre meninos e meninas, estudantes imigrantes e crianças de diferentes origens sociais.
O Canadá obteve uma pontuação superior à média de 72 países da OCDE nas seis categorias.
Fonte: CTV News
