ONG EUROPEIAS APELAM A RETIRADA DO MERCADO DE AMÁLGAMA DENTÁRIA COM MERCÚRIO

LusaLisboa, 03 dez (Lusa) – Organizações da Europa, incluindo a portuguesa Zero, apelaram hoje aos decisores europeus para que retirem do mercado as amálgamas dentárias contendo mercúrio, identificadas como representando risco de “envenenamento secundário”, uma prática já pouco utilizada pelos dentistas.

“A Europa é a maior utilizadora do mundo de amálgama e as ONG [Organizações Não Governamentais] de defesa do consumidor, da saúde e do ambiente, bem como muito profissionais de medicina dentária, apelam a que a sua utilização seja proibida”, refere uma informação da Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero.

Na terça-feira, representantes da Comissão Europeia, Conselho Europeu e Parlamento Europeu vão discutir o texto do Regulamento Europeu sobre Mercúrio, incluíndo o seu uso nos cuidados dentários.