
Um relatório do conselheiro da qualidade de saúde do Ontário diz que a maioria dos pacientes nas enfermarias de emergência hospitalar do Ontário não estão a precisar de esperar tanto tempo para ver um médico.
A Health Quality Ontario diz que houve uma queda de 16 por cento na média de tempo que nove em cada 10 pacientes esperaram no departamento de emergência para ver um médico – de 3,6 para 3 horas.
Também constatou uma queda de 10 por cento nos últimos sete anos na quantidade de tempo que 90 por cento dos pacientes passaram na sala de emergência.
O relatório divulgado na terça-feira também aponta que os dados indicam que os moradores urbanos passaram mais tempo na sala de emergência e esperaram mais tempo para ver um médico do que as pessoas que vivem em áreas rurais.
As conclusões são baseadas em dados do ministério provincial da saúde e do Instituto de Ciências Clínicas Avaliadoras, bem como contas de pacientes e cuidadores.
O relatório também indicou que muitos pacientes, que precisavam ser admitidos no hospital, tiveram que esperar muito tempo no departamento de emergência para ter uma cama.
Os tempos de espera mais curtos para os médicos de emergência surgem apesar de um número cada vez maior de pacientes e um número maior de pessoas seriamente doentes, aponta o relatório.
Fonte: Canadian Press