TORSTAR APOSTA EM APP PARA SUBSTITUIR DIMINUIÇÃO DA CIRCULAÇÃO IMPRESSA

(CBC)
(CBC)
(CBC)
(CBC)

A empresa que detém o jornal Toronto Star vai continuar a canalizar milhões de dólares para a sua aplicação para tablet, apesar de não reunir o público que esperava desde o seu lançamento há mais de um ano.
“Continuamos comprometidos com a iniciativa”, disse o presidente e editor da Torstar Corp., David Holland, através de uma teleconferência com analistas, depois que a companhia divulgou os seus resultados do terceiro trimestre na quarta-feira.
O público para a sua aplicação Star Touch está a crescer modestamente, mas o responsável não atualizou os números divulgados no último trimestre, quando ele disse que entre 55 mil e 60 mil leitores têm acesso à aplicação semanalmente.
Ele acrescentou que os atuais níveis de audiência não vão render as receitas que tinham previsto.
Ainda assim, a empresa investiu milhões de dólares na iniciativa, incluindo 10,1 milhões de dólares nos primeiros nove meses deste ano.
A empresa tem planos para investir mais 1,5 milhões de dólares no Star Touch no quarto trimestre – abaixo de 9,6 milhões de dólares no quarto trimestre de 2015 – e entre 2 e 4 milhões de dólares para todo o ano de 2017.
De acordo com Holland, o Toronto Star, um dos jornais mais difundidos no Canadá, está a preparar-se para uma maior diminuição da circulação da edição impressa e a aplicação para o tablet será uma alternativa importante para que as pessoas continuem a ter acesso às notícias do jornal.
Os comentários de Holland surgiram no dia em que a Torstar divulgou o seu primeiro lucro trimestral desde o quarto trimestre que terminou em 31 de dezembro, 2014.
A Torstar apresentou um lucro de 1,4 milhões de dólares atribuível aos acionistas para o terceiro trimestre, ajudado por reduções de custo e 53,6 milhões de dólares pela venda da sua gráfica em Vaughan.
Mas ele salientou que os grupos Metroland e Star continuam a enfrentar um mercado desafiador para a publicidade impressa nos estágios iniciais do quarto trimestre.
A receita operacional total da Torstar para os três meses encerrados em 30 de setembro foi de 162,1 milhões de dólares, abaixo de 185,4 milhões de dólares no ano anterior.
Durante os primeiros nove meses de 2016, a Torstar eliminou 570 posições – inclusive na gráfica – e espera uma poupança anualizada de 34 milhões de dólares até ao final de 2017, incluindo 9,9 milhões de dólares no quarto trimestre deste ano.
O Torstar publica vários jornais, incluindo o Toronto Star, através do Star Media Group e do Metroland Media Group. A empresa também opera dezenas de negócios digitais, incluindo um interesse de 56 por cento na VerticalScope.
Fonte: Canadian Press