BRASIL E PORTUGAL DÃO “PASSO IMPORTANTE” PARA INSTALAR CENTRO DE INVESTIGAÇÃO NOS AÇORES – MINISTRO

LusaBrasília, 01 nov (Lusa) — Portugal e o Brasil vão assinar em abril um convénio para criar uma rede científica atlântica que será um passo importante para a instalação um centro de investigação internacional nos Açores, disse hoje à Lusa o ministro da Ciência.

Manuel Heitor, que está em Brasília no âmbito da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realçou que o compromisso político para a definição desta estratégia, que pretende criar uma agenda científica centrada no Atlântico, foi dado hoje de manhã, num encontro bilateral que manteve com o seu homólogo brasileiro, Gilberto Kassab.

“O mais importante foi o facto de o ministro ter confirmado o interesse do Brasil de querer cofundar com Portugal o centro internacional dos Açores, em estreita articulação com a comunidade científica e as instituições brasileiras, de uma forma também para melhor integrar o Atlântico norte e o Atlântico sul, numa rede que [irá incluir] os Açores e certamente as ilhas brasileiras de Fernando Noronha e de São Pedro e São Paulo”, revelou o ministro.